quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reduzir desperdícios na cozinha

Quando preparo alimentos frescos, dou-me muitas vezes conta da enorme quantidade de desperdício que se gera na cozinha: cascas e casquinhas, caules... uma sacada de "restos"! Muitas vezes me pergunto se não deveria aproveitar algo. Hoje encontrei no site do Pingo Doce um artigo que achei bastante interessante a este respeito. Claro que o guardei logo no meu arquivo pessoal! Mas como as boas ideias devem ser partilhadas, deixo aqui no blogue a hiperligação que devem seguir para acederem ao conteúdo. Basta clicar no título do artigo original, que se encontra a seguir:


                                                                Fonte da imagem

domingo, 10 de julho de 2016

Compota de maçã - Mycook



Adoro o verão! O sol, os dias bonitos e longos... E as frutas? Loucura!!! Delícia!!! Pêssegos, alperces, morangos, cerejas, uvas... Adoro! Nesta época aproveito para me deliciar. Apesar de agora já podermos comer praticamente todos os frutos durante todo o ano, fora da época não são a mesma coisa: o paladar, a textura... sei lá...! Não me sabem como agora e pronto! Por isso mesmo, nesta altura maçã é um fruto que raramente vem para a fruteira cá de casa. Contudo, há dias, durante as compras, vi maçã bastante barata e achei que era a altura ideal para fazer uns frasquinhos de compota de maçã. É ótima para comer no pão, mas fica igualmente bem para uma tarte de maçã rápida.

Embora costume fazer as minhas compotas no fogão, numa enorme panela (costumo fazer grandes quantidades), desta vez optei por usar a Mycook, pois a quantidade era reduzida e com este calor nem pensar estar de volta do fogão mexendo e vigiando até atingir o ponto ideal. 

Na verdade as máquinas na cozinha são uma ajuda enorme! Preparação rápida e muito mais descansada. I just love it! 

Num instante fiquei com compota para o lanche!


Ingredientes:

780 g de maçã (já limpa de casca, caroços e sementes)
480 g de açúcar
1 limão (sumo)
1 pau de canela

Preparação:

Lavar e descascar as maçãs. Retirar os caroços e cortar em pequenos cubos.

Colocar a maçã, o açúcar e o sumo de limão no copo da Mycook e triturar durante  30 seg/  vel. 5-7-10.

Adicionar o pau de canela e programar 15 min/ 100º C/ vel. 3.

Retirar o copinho medida e colocar por cima da tampa o cesto de cozer a vapor, invertido. Programar mais 15 min/ 120º C/ vel. 3

Retirar o pau de canela e deitar o doce, bem quente, em frascos previamente esterilizados, tapar e deixar arrefecer com a tampa para baixo, para criar vácuo.





sábado, 9 de julho de 2016

Mousse de maracujá - Mycook


A proposta de hoje será pouco recomendável para quem quer manter a linha para exibir o biquini na praia... (hehehe...). É uma bomba calórica, mas é uma verdadeira delícia! Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. Redimimo-nos, depois, com uma longa caminhada ou umas idas extra ao ginásio.

Bem, dias não são dias e, como dizia a pediatra do meu filho, a propósito de dar doces às crianças: "Mãe: a vida não é só a preto e branco!..."

Então 'bora lá preparar este manjar dos deuses. Super rápido e super fácil!

Ingredientes:

1 lata de polpa de maracujá com sementes
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas


Preparação:

Colocar todos os ingredientes no jarro da Mycook e programar 3 min/ vel. 6.

Deitar em taças individuais e levar ao frigorífico durante algumas horas.

Servir fresca.


Rendeu estas cinco taças.


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Atum à minha moda

Há produtos que, por regra, nunca faltam na minha despensa. Entre os enlatados, o atum e cogumelos costumam estar sempre em stock . O atum, pela sua versatilidade e os cogumelos, porque gosto bastante de os adicionar a diversas receitas. 

A sugestão que vos trago hoje é um prato bastante simples e económico, que costumo fazer com frequência cá em casa, pois é muito apreciado. Para além disso, é muito rápido de confecionar, pelo que muitas vezes é a solução de recurso para aqueles dias em que chego a casa mais tarde e não há tempo para descongelar ingredientes.



Ingredientes:

2 latas de atum
1 lata de cogumelos
1/2 lata de tomate pelado (ou 2 tomates naturais sem pele)
1 cebola
1 dente de alho
azeite
8 palitos de delícias do mar
azeitonas às rodelas
orégãos



Preparação:

Picar a cebola, o alho e cortar as delícias do mar em pedaços. Retirar o atum das latas, colocá-lo num recipiente e desfazer com um garfo.

Aquecer o azeite no Wok com o dente de alho picado. Quando o alho começar a "estalar", juntar a cebola e deixá-la cozinhar até ficar translúcida. 

Adicionar o tomate pelado e os orégãos e deixar cozinhar por breves minutos.

Juntar os cogumelos e saltear um pouco. Por fim, acrescentar o atum, as delícias do mar e as azeitonas. Mexer, para incorporar bem todos os ingredientes.





Costumo servir com massa fusili cozida em água temperada de sal e um fio de azeite.



sábado, 18 de junho de 2016

Mousse de morango - Mycook



Congelar a fruta é uma boa solução para evitar o desperdício. É o que se usa cá por casa, para evitar que ela se estrague. Há algum tempo comprei uma caixa com 2 quilos de morangos (fruto que simplesmente ADORO). Eram grandes, bem vermelhinhos, mas não iam aguentar o tempo suficiente para serem consumidos frescos. Restavam cerca de 700 gramas que tinham de ser "salvos". Retirei-lhes o pé, lavei-os, deixei escorrer bem e coloquei-os numa caixa plástica, fechada, dentro do congelador. Não sem antes lhe colocar uma etiqueta com informação do conteúdo, quantidade e data de congelação. Hoje estava naqueles dias em que me apetecia ter algo diferente para o jantar, para mimar o meu filho, que é um tremendo guloso (a quem sairá ele?!?... kkkkk). Lembrei-me dos morangos congelados: que fazer com eles? Ainda pensei num gelado, mas costumo usar leite evaporado congelado e não tinha. Vistoria pela despensa... e eis um pacote de natas em fim de vida, uma lata de leite condensado... Et voilà! Os ingredientes perfeitos para uma mousse! Receita super-simples e preparação super rápida, pois usei a minha MyCook.

Aqui vai a receita!

Ingredientes:

650 g de morangos congelados (700 g se usar frescos)
1 pacote de natas para bater
1 lata de leite condensado

Preparação:

Colocar os morangos no jarro da Mycook e triturar com alguns toques na função "turbo" até obter uma polpa.
Adicionar as natas e o leite condensado.
Programar 3 min/ vel. 6.
Colocar em taças individuais e levar ao frigorífico para ganhar mais consistência.


Ficou super cremosa. Textura suave e um paladar delicioso! 



Alguém foi ao frigorífico e comeu uma segunda dose antes de ir dormir... Quem terá sido? Vontade não me faltava... Mas não, não fui eu. O verão está aí, vem a praia, o biquini e é preciso ter juizinho... (hehehehe...)

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Panquecas de aveia





Panquecas de aveia

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de flocos de aveia
3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
100 ml de leite

Preparação:

Misturar os flocos com a farinha e o açúcar. Juntar o ovo e o leite e misturar bem.

Numa frigideira anti aderente, bem quente, colocar a quantidade necessária para a panqueca (eu usei uma concha pequena). Girar a frigideira, por forma a que o preparado fique bem espalhado, preenchendo o fundo da frigideira. 

Deixar cozinhar a panqueca durante 1 a 2 minutos. Virar e cozinhar do outro lado durante o mesmo tempo. 

Retirar da frigideira e servir.

Pode acompanhar-se com frutas, compota, mel, canela... eu preferi comer a minha panqueca simples com um super vitaminado sumo de laranja! :D

A quantidade de ingredientes que aqui apresento rendeu duas panquecas médias.



terça-feira, 22 de março de 2016

Croissant mini com chocolate




A proposta de hoje são mini croissants com chocolate. Bem fáceis e rápidos de fazer para o lanche da pequenada. Já mostrei AQUI a versão salgada, recheados com salsicha. Hoje partilho convosco a versão doce.

Estes exemplares foram confecionados num dia em que tinha a minha sobrinha comigo, estava quase na hora do lanche e faltava um miminho doce. Com um rolo de massa folhada e uns quadradinhos de chocolate, num ápice o problema foi resolvido! 

São tão fáceis que a princesa também ajudou: colocou os pedaços de chocolate e moldou alguns croissants.


Ingredientes:

1 placa redonda de massa folhada fresca
chocolate em barra partido em pedaços
1 gema de ovo para pincelar


Preparação:

Estender o rolo da massa folhada e cortar em 16 partes como mostrei AQUI.
Colocar em cada 1/16 de massa um pedaço de chocolate e enrolar, desde a extremidade até ao bico, para formar o croissant.


Colocar os mini croissants num tabuleiro forrado com o papel de forno que já vem com a massa e pincelar cada unidade com uma gema de ovo batida.

Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante o tempo necessário para cozer e dourar. Os tempos de cozedura e a temperatura vêm nas indicações de confeção da embalagem. Eu costumo seguir mais ou menos essas orientações, mas vou vigiando e adapto, de acordo com as caracterísitcas do meu forno.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Bolo de chocolate no microondas


Hoje foi dia de experimentar algo novo na minha cozinha: fazer um bolo no microondas! :)

Tenho algumas receitas do famoso "bolo de caneca", mas nunca tinha experimentado fazer cá em casa. Pois foi desta! Não foi na caneca, mas numa forma de bolo para microondas. Também não segui nenhuma das receitas do meu livro. Num "zapping" pela Net encontrei uma proposta que me agradou e foi essa receita que usei para a minha primeira experiência de bolo no microondas.

A receita original foi preparada num recipiente Tupperware da linha microcook, que adorava ter, mas os preços destas peças são bastante elevados e ando à espera que, numa das promoções que a marca promove com regularidade, estes artigos fiquem mais acessíveis (espero que isso aconteça, porque gostava mesmo de poder adquirir alguns itens... :/). Entretanto, confecionei o dito bolo e adaptei, socorrendo-me dos acessórios que tenho em casa: uma taça pyrex, um batedor de varas e uma forma de bolos em plástico, apta para microondas.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
150g de chocolate em barra
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Preparação:

Derreter o chocolate no microondas: colocar a manteiga num recipiente adequado para microondas (eu usei uma taça de vidro) e colocar por cima o chocolate partido em pedaços; levar ao microondas durante 1 minuto. Retirar e mexer. Levar novamente ao microondas por mais 1 minuto. Retirar e mexer até ficar homogéneo.
Adicionar o leite e misturar bem. Juntar os ovos, o óleo e o açúcar, mexendo para misturar bem os ingredientes.
Acrescentar a farinha e o fermento e misturar bem até obter uma massa consistente.
Levar ao microondas para cozer, em potência alta, durante 13 a 15 minutos (dependerá das características de cada aparelho).
Desenformar e servir.


NOTA: O bolo não fica muito doce. Para mim está bem assim, mas o meu filho, que é extremamente guloso, apontou-lhe esse "defeito"... A solução será aumentar a quantidade de açúcar, adaptando ao gosto pessoal. 

segunda-feira, 7 de março de 2016

Medalhões de pescada corados com manjericão


Ingredientes:

medalhões de pescada ultra-congelados
limão
alho
sal
cebola
azeite
manjericão fesco
farinha de milho
batatas duchesse

Preparação: 

Temperar os medalhões de pescada com sal, alho, limão e duas folhas de manjericão fresco. Deixar marinar durante cerca de 30 minutos.

Retirar os medalhões da marinada e passá-los por farinha de milho.

Aquecer um pouco de azeite num tacho (basta cobrir o fundo e pouco mais) . Adicionar manjericão fresco picado (q.b.) e dourar os medalhões.




Alourar algumas rodelas de cebola em azeite e alho. Deitar por cima dos medalhões.

Servi com batata duchesse cozinhada no tabuleiro da Actifry 2 em 1.



domingo, 6 de março de 2016

Bolo de chocolate



Bolo de chocolate: como resisitir-lhe? É um clássico, pelo menos para quem adora chocolate (e como é possível não gostar de chocolate?!?...).

Cá em casa todos gostamos (demasiado!... ) de chocolate. Em barra, para trincar, em mousse ou noutra qualquer sobremesa, em bolo... marcha tudo! E de tal forma, que, como ilustra a foto, a impaciência não deixa sequer o bolo arrefecer o recomendável. O guloso-mor cá de casa chegou primeiro que a máquina fotográfica e... ups!... já não deu para captar a imagem do dito cujo inteiro. :(





Entre as várias receitas de bolo de chocolate que "habitam" no meu caderninho, esta que hoje aqui vos trago é a que mais vezes faço, pois é bom e sai sempre bem. É uma daquelas receitas infalíveis do espólio culinário da minha mãe. ;)

A receita permite algumas variações, o que o torna um bolo bastante versátil. Cozido em tabuleiro retangular e depois cortado em quadrados embrulhados em açúcar, assume a sua versão mais prática, podendo ser guardado numa caixa hermética e degustado ao longo da semana. Cozido em forma redonda e recheado ou coberto com ovos moles é uma ótima base para um delicioso bolo de aniversário. Já experimentei ambas. Hoje resolvi estrear uma forma nova, que comprei há tempos no LIDL para lhe dar um aspeto diferente.





Tem um feitio tão interessante que o bolo já sai enfeitado! 

Bom, aí vai a receita!

Ingredientes: 

250 g de açúcar
100 g de chocolate em pó
150 g de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 ml de leite
100 g de manteiga
4 ovos

Preparação:

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme muito grosso.
Juntar a manteiga derretida, o chocolate e o leite. Bater novamente.
Adicionar, por fim, a farinha, na qual se misturou o fermento. Bater bem o preparado.

Deitar a massa numa forma untada e levar a cozer ao forno pré-aquecido a 200 ºC, reduzindo, depois, para 180 ºC, durante cerca de 40 minutos. (a temperatura e o tempo de cocção dependem das características do forno). Decorrido o tempo necessário, fazer o teste do palito e assim que este sair seco, retirar o bolo do forno. Deixar arrefecer e desenformar.

Apesar de a forma que usei dar já, por si só, enfeite ao bolo, deu-me ainda para fantasiar um pouco. Ao olhar para ele, já no prato, veio-me à memória a encosta da Estrela coberta de branco que na semana passada se avistava cá de baixo, da cidade. Vai daí, decidi salpicá-lo de açúcar baunilhado, assim só para dar um arzinho de inverno... :)


segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Folhadinhos de salsicha


Os tempos modernos tornaram muitas tarefas bem mais simples e rápidas. Com a pressa com que todos vivemos, sempre a correr contra o relógio, dão imenso jeito alguns preparados culinários prontos a usar, como é o caso da massa folhada fresca, que serviu de base à iguaria que hoje vos aqui trago. Num ápice consegui uns salgadinhos simpáticos para compor a mesa do lanche!

Ingredientes:

1 placa redonda de massa folhada fresca (a que usei nesta receita é da marca Pingo Doce)
1 lata de salsichas para cocktail
1 ovo para pincelar

Preparação:

Desenrolar a massa folhada e dividi-la em 16 partes iguais. Eu dividi primeiro ao meio e depois fui dividindo novamente ao meio cada porção, até obter as 16 peças.

Colocar uma salsicha na ponta mais larga da porção e enrolar, dando a forma de croissant.


Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelar com ovo batido.


Levar ao forno pré-aquecido a 220 ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos (dependendo das características do forno).





domingo, 28 de fevereiro de 2016

Fidalguinhos



Bolos, bolinhos, biscoitos, bolachas... nada para cá em casa! Mas entre o caseiro e o industrial opto, sempre que possível, por fazer, pois é mais seguro. Assim, sei o que comemos! Para além disso, fica mais económico, o que é sempre conveniente, principalmente nos tempos que correm.

A receita que hoje aqui apresento foi retirada do livro "Do convento para a Bimby", da Bertrand Editora. De acordo com o livro, esta receita pertence à doçaria conventual minhota. São uns biscoitos que aprecio bastante. São fáceis e rápidos de fazer e rendem imenso. Desta vez moldei-os com o M-Press da Tupperware e renderam 72 unidades (mais do que habitualmente consigo).



A receita do livro é para fazer na Bimby. No meu caso, adaptei para a minha MyCook, da TAURUS. É essa versão que aqui vos apresento.

Ingredientes:

120 g de manteiga
500 g de farinha tipo 65
250 g de açúcar
120 g de água

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar no copo da MyCook todos os ingredientes e programar 30 seg na velocidade 6. De seguida programar mais 10 seg na função "amassar".

Retirar a massa do copo e transferir para uma base de silicone, na bancada, para moldar os biscoitos.

Colocar os fidalguinhos num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha ou, em alternativa, num tabuleiro forrado com papel vegetal. (Eu opto sempre pelo papel vegetal, que acho bem mais prático!)

Levar ao forno a 180 ºC durante cerca de 20 minutos. 

Como já referi, desta vez utilizei o M-Press da Tupperware. Escolhi o bico que mostro na foto e cortei pelo traço mais "carregado"do tapete do M-Press.


Com a última porção de massa, que já não funcionava no M-Press, moldei rolinhos finos (cerca de 20 cm) e entrelacei, como se vê na foto.


 Este é o formato que vem no livro.






sábado, 27 de fevereiro de 2016

Fishburgers de Pescada do Cabo com batata duchesse



Considero o peixe um ingrediente muito importante na nossa alimentação. O meu filho sempre comeu muito bem o peixe, enquanto foi pequeno. Agora que cresceu parece que ganhou umas manias e cada esquisitice que... haja paciência! Contudo, não abdico de preparar refeições de peixe cá em casa. Procuro variar, mas torna-se cada vez mais difícil, pois nem todas as variedades agradam. O bacalhau e a pescada ainda vão sendo os mais aceites. Assim, tenho de puxar pela imaginação para ir variando a forma de apresentar o mesmo ingrediente sem cair na monotonia. Desta vez usei Fishburgers de Pescada do Cabo, da Pescanova e preparei-os de uma forma extremamente simples (como eu gosto!), usando os cubos de ervas aromáticas congeladas em azeite e alho que mostrei AQUI

Ingredientes:

1 embalagem de Fishburgers de Pescada do Cabo da Pescanova (400g)
sal aromatizado
tomate cherry pelado
3 cubos de manjericão congelado em azeite e alho (ver preparação AQUI)
mistura de ervas aromáticas secas (usei os moinhos de especiarias da Kania, que compro no LIDL)
batata duchesse congelada

Preparação:

Temperar os fishburgers com sal aromatizado. Colocar os cubos de manjericão congelado em azeite e alho numa caçarola antiaderente e levar ao lume para começar a derreter e aquecer o azeite. Juntar os tomates cherry pelados e cortados ao meio. Deixar estufar um pouco e de seguida juntar os fishburgers. Temperar com mistura de ervas aromáticas secas a gosto. Tapar e deixar cozinhar em lume brando. Ir vigiando e, caso comece a secar, adicionar água em pequenas quantidades.

Colocar as batatas duchesse no tabuleiro da Acti-Fry 2 em 1. Selecionar a função 2 em 1, programa 1 (carne) e programar 15 minutos.

Servir os fishburgers acompanhados com a batata duchesse.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Panados de frango - ACTI-FRY 2 em 1


Cá em casa adoramos panados: de frango, de porco, de peixe...Antes de ter a Acti-Fry 2 em 1 raramente os fazia, pois evitava ao máximo fritar. Agora com esta "ajudante" é diferente, pois consigo fritar com pouca gordura (basta uma colher medida de óleo ou azeite) e não há fogão e "arredores" para limpar e desengordurar. Mas o mais importante é que com esta máquina é possível cozinhar fritos de forma mais saudável e isso para mim é o fundamental.
Hoje partilho convosco uns panados de peito de frango confecionados no tabuleiro superior da Acti-Fry 2 em 1 e que ficaram deliciosos e crocantes. 

Ingredientes:

bifinhos de frango (cortados finos)
sal
pimenta
louro
alho
limão
farinha de milho
ovo
pão ralado
óleo ou azeite 

Preparação:

Temperar os bifes com sal e pimenta e colocar a marinar durante cerca de 30 minutos (mínimo) em sumo de limão com alguns dentes de alho esmagados com a faca e 1-2 folhas de louro.

Depois de marinados, retirar e escorrer os bifinhos. Bater o ovo e passar cada bifinho, sucessivamente por farinha de milho, ovo batido e pão ralado.

Colocar os bifinhos no tabuleiro da Acti-Fry 2 em 1 e regar com uma colher medida de óleo ou azeite (eu usei óleo). Programar 15 minutos, função 2 em 1, programa 2 (carne de aves) e por a máquina em funcionamento.

Quando tiver decorrido esse tempo (a máquina emite um sinal sonoro), abrir a tampa, voltar os bifes e programar mais 4 a 5 minutos, na mesma função e programa para dourarem do outro lado.

Et voilà! Panados douradinhos, crocantes, saborosos e, muito importante, sem estarem ensopados de gordura da fritura.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Maçã confitada com mel, limão e sementes de girassol - ACTI-FRY 2 em 1


Às vezes ataca-me uma gulodice súbita, uma vontade enorme de algo doce... Para me "perdoar" um pouco, costumo ir ao cesto da fruta e utilizá-la como base para o meu doce "pecado". A maçã é um ingrediente bastante versátil e geralmente é a ela que recorro. A ACTI-FRY ajuda a fazer o resto. Já vos mostrei uma versão com canela AQUI.

Desta vez optei por colocar apenas mel, em vez de açúcar e refrescar com um pouco de sumo de limão. Acrescentei também umas saudáveis sementes de girassol. Enfim, incluí um ou outro ingrediente mais healthy para me redimir... ;)

Ingredientes:

3 maçãs (usei maçã vermelha, pois era a que tinha em casa)
2 colheres (usei a colher medida da Acti-Fry) de mel
2 nozes de manteiga (cerca de 2 colheres de chá)
sumo de meio limão
1 colher (sobremesa) de sementes de girassol

Preparação:

Lavar e descascar as maçãs. 





Cortar em gomos (usei um cortador especial para frutos, que comprei há já algum tempo no LIDL e que acho super prático, pois basta pressionar e fica tudo pronto: caroço extraído e maçã fatiada).



Colocar os gomos na cuba da ACTI-FRY. Adicionar o mel, o sumo de limão e as nozes de manteiga.


Fechar a tampa da ACTI-FRY e programar 15 minutos. 

Retirar e colocar na cuba (sem limpar) algumas sementes de girassol. Programar 4 a 5 minutos, para dourar ligeiramente as sementes.

Deitar as sementes de girassol por cima das fatias de maçã e servir.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Bolo de iogurte



Todos temos aquelas receitas que nos saem sempre bem. O bolo de iogurte é, sem dúvida, uma das mais populares receitas "seguras". Não me recordo de algum dia ter ouvido alguém dizer que fez este bolo e não lhe saiu bem. É simples, rápido e bastante agradável. Fofinho, de textura e sabor  suaves, ideal para um lanche de fim-de-semana.

Apesar de ter várias receitas de bolo de iogurte, acabo sempre por seguir a que aqui apresento, por ser a que mais gosto.

Ingredientes:

1 iogurte
3 ovos
1/2 copo (de iogurte) de óleo
2 copos (de iogurte) de açúcar
2 copos (de iogurte) de farinha
1 colher (de sobremesa) de fermento em pó
raspa de 1 limão

Preparação:

Separar as gemas das claras de ovo. Bater bem as gemas com o açúcar, até obter um creme homogéneo. Adicionar a raspa do limão e o iogurte e bater novamente. 

Misturar  bem a farinha com o fermento e incorporar no preparado anterior. Bater bem. Juntar o óleo e voltar a bater. Reservar.

Bater as claras em castelo (gosto de colocar uma pitada de sal para montarem mais facilmente).

Juntar as claras em castelo à massa reservada, envolvendo bem, mas sem bater.

Colocar a massa numa forma untada com margarina e farinha ou optar por um spray próprio para untar (eu estou a utilizar o spray de untar da marca Espiga). Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos (dependendo do forno).


Quando fui fotografar, o bolo já tinha sido "assaltado" e umas 2 ou 3 fatias já tinham ido! :D







terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A versátil tapioca

Hoje partilho convosco um artigo que li em pingodoce.pt e que achei interessante.

A tapioca é um ingrediente que gosto de ter sempre na minha despensa, pois cá em casa apreciamos muito a tapioca doce como sobremesa, lanche ou simplesmente quando nos ataca a gulodice. A receita já a partilhei AQUI.

Tinha conhecimento das qualidades nutritivas da tapioca, mas com a leitura deste artigo fiquei a conhecer a versatilidade do ingrediente. Seguramente, irei experimentar algumas versões.  A versão crepes com fruta é,  para já,  a que mais me entusiasma e certamente será a primeira a experimentar.

Clicar sobre a imagem para seguir hiperligação e ler o artigo.