segunda-feira, 21 de março de 2016

Bolo de chocolate no microondas


Hoje foi dia de experimentar algo novo na minha cozinha: fazer um bolo no microondas! :)

Tenho algumas receitas do famoso "bolo de caneca", mas nunca tinha experimentado fazer cá em casa. Pois foi desta! Não foi na caneca, mas numa forma de bolo para microondas. Também não segui nenhuma das receitas do meu livro. Num "zapping" pela Net encontrei uma proposta que me agradou e foi essa receita que usei para a minha primeira experiência de bolo no microondas.

A receita original foi preparada num recipiente Tupperware da linha microcook, que adorava ter, mas os preços destas peças são bastante elevados e ando à espera que, numa das promoções que a marca promove com regularidade, estes artigos fiquem mais acessíveis (espero que isso aconteça, porque gostava mesmo de poder adquirir alguns itens... :/). Entretanto, confecionei o dito bolo e adaptei, socorrendo-me dos acessórios que tenho em casa: uma taça pyrex, um batedor de varas e uma forma de bolos em plástico, apta para microondas.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
150g de chocolate em barra
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Preparação:

Derreter o chocolate no microondas: colocar a manteiga num recipiente adequado para microondas (eu usei uma taça de vidro) e colocar por cima o chocolate partido em pedaços; levar ao microondas durante 1 minuto. Retirar e mexer. Levar novamente ao microondas por mais 1 minuto. Retirar e mexer até ficar homogéneo.
Adicionar o leite e misturar bem. Juntar os ovos, o óleo e o açúcar, mexendo para misturar bem os ingredientes.
Acrescentar a farinha e o fermento e misturar bem até obter uma massa consistente.
Levar ao microondas para cozer, em potência alta, durante 13 a 15 minutos (dependerá das características de cada aparelho).
Desenformar e servir.


NOTA: O bolo não fica muito doce. Para mim está bem assim, mas o meu filho, que é extremamente guloso, apontou-lhe esse "defeito"... A solução será aumentar a quantidade de açúcar, adaptando ao gosto pessoal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário