domingo, 6 de março de 2016

Bolo de chocolate



Bolo de chocolate: como resisitir-lhe? É um clássico, pelo menos para quem adora chocolate (e como é possível não gostar de chocolate?!?...).

Cá em casa todos gostamos (demasiado!... ) de chocolate. Em barra, para trincar, em mousse ou noutra qualquer sobremesa, em bolo... marcha tudo! E de tal forma, que, como ilustra a foto, a impaciência não deixa sequer o bolo arrefecer o recomendável. O guloso-mor cá de casa chegou primeiro que a máquina fotográfica e... ups!... já não deu para captar a imagem do dito cujo inteiro. :(





Entre as várias receitas de bolo de chocolate que "habitam" no meu caderninho, esta que hoje aqui vos trago é a que mais vezes faço, pois é bom e sai sempre bem. É uma daquelas receitas infalíveis do espólio culinário da minha mãe. ;)

A receita permite algumas variações, o que o torna um bolo bastante versátil. Cozido em tabuleiro retangular e depois cortado em quadrados embrulhados em açúcar, assume a sua versão mais prática, podendo ser guardado numa caixa hermética e degustado ao longo da semana. Cozido em forma redonda e recheado ou coberto com ovos moles é uma ótima base para um delicioso bolo de aniversário. Já experimentei ambas. Hoje resolvi estrear uma forma nova, que comprei há tempos no LIDL para lhe dar um aspeto diferente.





Tem um feitio tão interessante que o bolo já sai enfeitado! 

Bom, aí vai a receita!

Ingredientes: 

250 g de açúcar
100 g de chocolate em pó
150 g de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 ml de leite
100 g de manteiga
4 ovos

Preparação:

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme muito grosso.
Juntar a manteiga derretida, o chocolate e o leite. Bater novamente.
Adicionar, por fim, a farinha, na qual se misturou o fermento. Bater bem o preparado.

Deitar a massa numa forma untada e levar a cozer ao forno pré-aquecido a 200 ºC, reduzindo, depois, para 180 ºC, durante cerca de 40 minutos. (a temperatura e o tempo de cocção dependem das características do forno). Decorrido o tempo necessário, fazer o teste do palito e assim que este sair seco, retirar o bolo do forno. Deixar arrefecer e desenformar.

Apesar de a forma que usei dar já, por si só, enfeite ao bolo, deu-me ainda para fantasiar um pouco. Ao olhar para ele, já no prato, veio-me à memória a encosta da Estrela coberta de branco que na semana passada se avistava cá de baixo, da cidade. Vai daí, decidi salpicá-lo de açúcar baunilhado, assim só para dar um arzinho de inverno... :)


Sem comentários:

Enviar um comentário