segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Folhadinhos de salsicha


Os tempos modernos tornaram muitas tarefas bem mais simples e rápidas. Com a pressa com que todos vivemos, sempre a correr contra o relógio, dão imenso jeito alguns preparados culinários prontos a usar, como é o caso da massa folhada fresca, que serviu de base à iguaria que hoje vos aqui trago. Num ápice consegui uns salgadinhos simpáticos para compor a mesa do lanche!

Ingredientes:

1 placa redonda de massa folhada fresca (a que usei nesta receita é da marca Pingo Doce)
1 lata de salsichas para cocktail
1 ovo para pincelar

Preparação:

Desenrolar a massa folhada e dividi-la em 16 partes iguais. Eu dividi primeiro ao meio e depois fui dividindo novamente ao meio cada porção, até obter as 16 peças.

Colocar uma salsicha na ponta mais larga da porção e enrolar, dando a forma de croissant.


Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelar com ovo batido.


Levar ao forno pré-aquecido a 220 ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos (dependendo das características do forno).





domingo, 28 de fevereiro de 2016

Fidalguinhos



Bolos, bolinhos, biscoitos, bolachas... nada para cá em casa! Mas entre o caseiro e o industrial opto, sempre que possível, por fazer, pois é mais seguro. Assim, sei o que comemos! Para além disso, fica mais económico, o que é sempre conveniente, principalmente nos tempos que correm.

A receita que hoje aqui apresento foi retirada do livro "Do convento para a Bimby", da Bertrand Editora. De acordo com o livro, esta receita pertence à doçaria conventual minhota. São uns biscoitos que aprecio bastante. São fáceis e rápidos de fazer e rendem imenso. Desta vez moldei-os com o M-Press da Tupperware e renderam 72 unidades (mais do que habitualmente consigo).



A receita do livro é para fazer na Bimby. No meu caso, adaptei para a minha MyCook, da TAURUS. É essa versão que aqui vos apresento.

Ingredientes:

120 g de manteiga
500 g de farinha tipo 65
250 g de açúcar
120 g de água

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar no copo da MyCook todos os ingredientes e programar 30 seg na velocidade 6. De seguida programar mais 10 seg na função "amassar".

Retirar a massa do copo e transferir para uma base de silicone, na bancada, para moldar os biscoitos.

Colocar os fidalguinhos num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha ou, em alternativa, num tabuleiro forrado com papel vegetal. (Eu opto sempre pelo papel vegetal, que acho bem mais prático!)

Levar ao forno a 180 ºC durante cerca de 20 minutos. 

Como já referi, desta vez utilizei o M-Press da Tupperware. Escolhi o bico que mostro na foto e cortei pelo traço mais "carregado"do tapete do M-Press.


Com a última porção de massa, que já não funcionava no M-Press, moldei rolinhos finos (cerca de 20 cm) e entrelacei, como se vê na foto.


 Este é o formato que vem no livro.






sábado, 27 de fevereiro de 2016

Fishburgers de Pescada do Cabo com batata duchesse



Considero o peixe um ingrediente muito importante na nossa alimentação. O meu filho sempre comeu muito bem o peixe, enquanto foi pequeno. Agora que cresceu parece que ganhou umas manias e cada esquisitice que... haja paciência! Contudo, não abdico de preparar refeições de peixe cá em casa. Procuro variar, mas torna-se cada vez mais difícil, pois nem todas as variedades agradam. O bacalhau e a pescada ainda vão sendo os mais aceites. Assim, tenho de puxar pela imaginação para ir variando a forma de apresentar o mesmo ingrediente sem cair na monotonia. Desta vez usei Fishburgers de Pescada do Cabo, da Pescanova e preparei-os de uma forma extremamente simples (como eu gosto!), usando os cubos de ervas aromáticas congeladas em azeite e alho que mostrei AQUI

Ingredientes:

1 embalagem de Fishburgers de Pescada do Cabo da Pescanova (400g)
sal aromatizado
tomate cherry pelado
3 cubos de manjericão congelado em azeite e alho (ver preparação AQUI)
mistura de ervas aromáticas secas (usei os moinhos de especiarias da Kania, que compro no LIDL)
batata duchesse congelada

Preparação:

Temperar os fishburgers com sal aromatizado. Colocar os cubos de manjericão congelado em azeite e alho numa caçarola antiaderente e levar ao lume para começar a derreter e aquecer o azeite. Juntar os tomates cherry pelados e cortados ao meio. Deixar estufar um pouco e de seguida juntar os fishburgers. Temperar com mistura de ervas aromáticas secas a gosto. Tapar e deixar cozinhar em lume brando. Ir vigiando e, caso comece a secar, adicionar água em pequenas quantidades.

Colocar as batatas duchesse no tabuleiro da Acti-Fry 2 em 1. Selecionar a função 2 em 1, programa 1 (carne) e programar 15 minutos.

Servir os fishburgers acompanhados com a batata duchesse.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Panados de frango - ACTI-FRY 2 em 1


Cá em casa adoramos panados: de frango, de porco, de peixe...Antes de ter a Acti-Fry 2 em 1 raramente os fazia, pois evitava ao máximo fritar. Agora com esta "ajudante" é diferente, pois consigo fritar com pouca gordura (basta uma colher medida de óleo ou azeite) e não há fogão e "arredores" para limpar e desengordurar. Mas o mais importante é que com esta máquina é possível cozinhar fritos de forma mais saudável e isso para mim é o fundamental.
Hoje partilho convosco uns panados de peito de frango confecionados no tabuleiro superior da Acti-Fry 2 em 1 e que ficaram deliciosos e crocantes. 

Ingredientes:

bifinhos de frango (cortados finos)
sal
pimenta
louro
alho
limão
farinha de milho
ovo
pão ralado
óleo ou azeite 

Preparação:

Temperar os bifes com sal e pimenta e colocar a marinar durante cerca de 30 minutos (mínimo) em sumo de limão com alguns dentes de alho esmagados com a faca e 1-2 folhas de louro.

Depois de marinados, retirar e escorrer os bifinhos. Bater o ovo e passar cada bifinho, sucessivamente por farinha de milho, ovo batido e pão ralado.

Colocar os bifinhos no tabuleiro da Acti-Fry 2 em 1 e regar com uma colher medida de óleo ou azeite (eu usei óleo). Programar 15 minutos, função 2 em 1, programa 2 (carne de aves) e por a máquina em funcionamento.

Quando tiver decorrido esse tempo (a máquina emite um sinal sonoro), abrir a tampa, voltar os bifes e programar mais 4 a 5 minutos, na mesma função e programa para dourarem do outro lado.

Et voilà! Panados douradinhos, crocantes, saborosos e, muito importante, sem estarem ensopados de gordura da fritura.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Maçã confitada com mel, limão e sementes de girassol - ACTI-FRY 2 em 1


Às vezes ataca-me uma gulodice súbita, uma vontade enorme de algo doce... Para me "perdoar" um pouco, costumo ir ao cesto da fruta e utilizá-la como base para o meu doce "pecado". A maçã é um ingrediente bastante versátil e geralmente é a ela que recorro. A ACTI-FRY ajuda a fazer o resto. Já vos mostrei uma versão com canela AQUI.

Desta vez optei por colocar apenas mel, em vez de açúcar e refrescar com um pouco de sumo de limão. Acrescentei também umas saudáveis sementes de girassol. Enfim, incluí um ou outro ingrediente mais healthy para me redimir... ;)

Ingredientes:

3 maçãs (usei maçã vermelha, pois era a que tinha em casa)
2 colheres (usei a colher medida da Acti-Fry) de mel
2 nozes de manteiga (cerca de 2 colheres de chá)
sumo de meio limão
1 colher (sobremesa) de sementes de girassol

Preparação:

Lavar e descascar as maçãs. 





Cortar em gomos (usei um cortador especial para frutos, que comprei há já algum tempo no LIDL e que acho super prático, pois basta pressionar e fica tudo pronto: caroço extraído e maçã fatiada).



Colocar os gomos na cuba da ACTI-FRY. Adicionar o mel, o sumo de limão e as nozes de manteiga.


Fechar a tampa da ACTI-FRY e programar 15 minutos. 

Retirar e colocar na cuba (sem limpar) algumas sementes de girassol. Programar 4 a 5 minutos, para dourar ligeiramente as sementes.

Deitar as sementes de girassol por cima das fatias de maçã e servir.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Bolo de iogurte



Todos temos aquelas receitas que nos saem sempre bem. O bolo de iogurte é, sem dúvida, uma das mais populares receitas "seguras". Não me recordo de algum dia ter ouvido alguém dizer que fez este bolo e não lhe saiu bem. É simples, rápido e bastante agradável. Fofinho, de textura e sabor  suaves, ideal para um lanche de fim-de-semana.

Apesar de ter várias receitas de bolo de iogurte, acabo sempre por seguir a que aqui apresento, por ser a que mais gosto.

Ingredientes:

1 iogurte
3 ovos
1/2 copo (de iogurte) de óleo
2 copos (de iogurte) de açúcar
2 copos (de iogurte) de farinha
1 colher (de sobremesa) de fermento em pó
raspa de 1 limão

Preparação:

Separar as gemas das claras de ovo. Bater bem as gemas com o açúcar, até obter um creme homogéneo. Adicionar a raspa do limão e o iogurte e bater novamente. 

Misturar  bem a farinha com o fermento e incorporar no preparado anterior. Bater bem. Juntar o óleo e voltar a bater. Reservar.

Bater as claras em castelo (gosto de colocar uma pitada de sal para montarem mais facilmente).

Juntar as claras em castelo à massa reservada, envolvendo bem, mas sem bater.

Colocar a massa numa forma untada com margarina e farinha ou optar por um spray próprio para untar (eu estou a utilizar o spray de untar da marca Espiga). Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos (dependendo do forno).


Quando fui fotografar, o bolo já tinha sido "assaltado" e umas 2 ou 3 fatias já tinham ido! :D







terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A versátil tapioca

Hoje partilho convosco um artigo que li em pingodoce.pt e que achei interessante.

A tapioca é um ingrediente que gosto de ter sempre na minha despensa, pois cá em casa apreciamos muito a tapioca doce como sobremesa, lanche ou simplesmente quando nos ataca a gulodice. A receita já a partilhei AQUI.

Tinha conhecimento das qualidades nutritivas da tapioca, mas com a leitura deste artigo fiquei a conhecer a versatilidade do ingrediente. Seguramente, irei experimentar algumas versões.  A versão crepes com fruta é,  para já,  a que mais me entusiasma e certamente será a primeira a experimentar.

Clicar sobre a imagem para seguir hiperligação e ler o artigo.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Maçã frita com açúcar, canela e mel - ATIFRY 2 em 1

Apetecia-me uma gulodice, mas a caixa dos bolos não me atraía. Apetecia-me algo diferente... Ao olhar para o cesto da fruta achei que a solução para este meu "desejo" poderia estar ali. Peguei numa maçã, descasquei-a e cortei-a em gomos e meti-a na cuba da Actifry 2 em 1. Polvilhei com um pouco de açúcar amarelo, canela e uma colher de mel. Adicionei duas nozes de  manteiga e programei 15 minutos. O resultado foi esta deliciosa sobremesa: paladar quente e reconfortante, como convém nesta época.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Bolo de natas

Para mim um lanche fica completo quando termina com um bolinho ou um biscoito. (Temos que ir dando umas folgas à dieta, coitada! :D)
A vantagem das máquinas na cozinha é que nos ajudam bastante a rentabilizar o tempo. (É por isso que sou fã destas ajudantes!) Consegui aproveitar o tempo e enquanto a máquina de fazer pão amassava e levedava  o pãozinho de sementes, preparei um delicioso bolo de natas. É uma receita bastante simples, mas muito apreciada cá em casa.


Ingredientes:

3 ovos 
2 chávenas (400 ml) de açúcar
2 chávenas (400 ml) de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 chávena (200 ml) de natas

Preparação:

Bater bem as gemas com o açúcar.  Adicionar as natas e bater. Juntar, aos poucos, a farinha com o fermento, batendo bem. 
Por fim, incorporar as claras batidas em castelo, envolvendo com uma espátula ou colher.
Verter o preparado para uma forma previamente untada com manteiga e farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante aproximadamente 30 minutos (dependerá do forno).







Pãezinhos com sementes - Máquina de fazer pão

Frio, vento, chuva... Apetece ficar em casa e ver um bom filme, pegar no tricô ou ir para a cozinha preparar um lanche melhorado.
A máquina de fazer pão já estava há algum tempo sem trabalhar e na despensa havia uma embalagem de farinha para pão de sementes que andava com vontade de experimentar.  Foi desta! Meti mãos à obra e... voilà! Pãozinho quentinho para o lanche!


Amassou e levedou na máquina de fazer pão durante 1h30m. (programa 8 - "massas" na minha Clatronic). Depois retirei a massa, moldei os pãezinhos e levei ao forno durante cerca de 20 minutos, a 250 graus, num tabuleiro polvilhado com farinha.

Deliciosos!