domingo, 10 de janeiro de 2016

Bifes de frango marinados em limão com batata assada e couve roxa


Hoje trago mais uma receita de frango, um ingrediente apreciado cá em casa e bastante versátil. Basta usar um pouco a imaginação misturar ingredientes e conseguem-se novas combinações e sabores agradáveis.

Ingredientes:

- bifes de frango
- couve roxa
- batatinhas para assar
- limão
- 3 dentes de alho
- pimenta
- azeite
- vinagre de cidra
- 2 folhas de manjericão fresco
- 2 hastes de tomilho fresco
- alecrim


Preparação:

Temperar os bifes de frango com sal, pimenta moída na hora e colocar a marinar em sumo de limão, 2 folhas de manjericão fresco e duas hastes de tomilho fresco durante cerca de 30 minutos.

Entretanto, preparar os acompanhamentos:

1. Cortar a couve roxa em juliana. Numa caçarola colocar um fio de azeite e dois dentes de alho. Quando estes começarem a estalar, adicionar a couve roxa em juliana. Envolver bem e deixar estufar durante 2 a 3 minutos. Adicionar meio copo de água, mexer, tapar e deixar cozinhar em lume brando até a couve ficar tenra a gosto. Um pouco antes de terminado o tempo de cozedura da couve, juntar e 2 a 3 colheres de sopa de vinagre de cidra, mexer e deixar levantar nova fervura.


2. Descascar batatinhas de assar e colocá-las num pyrex. Temperar com sal e regar com azeite. Levar ao microondas na potência máxima durante 4-5 minutos (dependerá da quantidade). Abrir e mexer as batatas. Voltar a colocar a assar mais 4-5 minutos. No final, polvilhar com alecrim ou outras ervas aromáticas a gosto.


3. Enquanto as batatinhas cozinham no microondas, fritar os bifes. Colocar ao lume uma frigideira antiaderente com azeite e um dente de alho laminado. Quando o alho começar a estalar, adicionar os bifes e deixar cozinhar. No final, refrescar com um pouco da marinada. deixar levantar fervura, retirar do lume e servir.



Bom apetite!

sábado, 9 de janeiro de 2016

Pudim de chocolate no microondas - Microdelícia - Tupperware


Coitadinha da minha caixinha mágica, logo no dia da estreia fartou-se de trabalhar!... Para a sobremesa do jantar experimentei a receita de pudim de chocolate que vem no livro de receitas da Microdelícia. Gostei bastante! Fica com uma textura agradável, semelhante ao pudim de ovos, mas com o inconfundível sabor do chocolate. Uma delícia para uma gulosa, como eu!


Ingredientes:

- 200 ml de leite meio-gordo
- 50 g de chocolate em tablete
- 2  ovos
- 25 ml de açúcar (corresponde a cerca de 20 g)

Preparação:

Aquecer o leite com o chocolate no microondas durante 2 min e 30 seg, a 360 watts.
Retirar do microondas e mexer até que o chocolate esteja derretido.
Bater os ovos com o açúcar, juntar o leite com chocolate e mexer bem.
Colocar o preparado na Microdelícia.
Tapar e cozinhar no microondas durante 7 min., a 360 watts.
Depois de cozinhar, retirar a tampa e deixar arrefecer 3 min. antes de desenformar.

(No meu caso, tive de fazer ajustes nos tempos de cozedura, dadas as caraterísticas do meu microondas.)

Decorei com morangos naturais, cortados em quartos, para lhe conferir cor e frescura.

Dicas:
* Para bater os ovos com o açúcar usei um batedor manual, pois não tenho a Batedeira Mix Pro de 1,5L, que é referida na receita original. Não convém que fique com muita espuma, para não transbordar. Por essa razão acho desaconselhável a utilização de batedeira elétrica.

* Quando adicionei o leite com o chocolate aos ovos batidos com açúcar usei apenas um garfo para mexer e incorporar os dois preparados.


Beijinhos doces



Omeleta de chouriço no microondas - Microdelícia - Tupperware


Ovos são um dos ingredientes apreciados cá por casa: estrelados, mexidos... De vez em quando sabe bem e dá imenso jeito quando é necessário cozinhar algo ultra rápido e não há nada descongelado. A versão omelete é uma variante de que gostamos bastante, mas é raríssimo fazer, por ser frito em bastante óleo e ter, por essa razão, muita gordura. No microondas não é necessária adição de óleo nem de qualquer outra gordura. E com a Microdelícia fica logo com o formato adequado!


Na verdade a consistência aproxima-se mais da tortilha, mas apreciei bastante. O meu filho continua a preferir a versão na frigideira (encharcadinha de óleo... bha...). Para mim está ótima assim! Para a semana experimento uma versão com legumes ou com delícias do mar (só para mim, claro, que o rapaz tornou-se "alérgico" a verduras...).


Servi com arroz de cenoura ralada.




sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Microdelícia - Tupperware

A minha caixinha mágica já chegou! Refiro-me à Microdelícia, da Tupperware, que permite confecionar no microondas, de forma rápida e sem adição de gordura, omeletas diversas e alguns doces (pudins, panquecas).
Confesso que fiquei um pouco cética quando a minha irmã me falou desta peça e encomendou a dela... Entretanto ela testou e ficou maravilhada. Decidi adquirir também uma e agora estou desejosa de experimentar algumas iguarias.






terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Guardar alimentos frescos

A correta conservação dos alimentos é algo que me preocupa sempre (e acho que a tod@s @s que se ocupam da alimentação da família). Tudo o que encontro sobre este assunto leio e guardo. Desta vez a dica vem do site pingodoce.pt. Habitualmente é no Pingo Doce que faço a maior parte das compras semanais. Gosto, por isso, de estar a par das promoções quando faço a minha lista de compras e aproveitar os preços mais convenientes. Por esta razão, visito com frequência o site, para consultar o folheto promocional da semana. Entretanto vou lendo algumas receitas e artigos interessantes que por lá há. Partilho convosco algumas dicas sobre o correto armazenamento dos alimentos frescos. É só clicar na imagem para aceder ao artigo.

Fonte da imagem

Erros a evitar na cozinha

Há muita técnica na cozinha. Eu adorava ser mestre nestas artes! Quando há concursos de culinária na TV, lá estou eu frente ao aparelho a "beber" tudo, sempre tentando aprender algo mais.
No site do Pingo Doce, que visito regularmente, encontrei algumas dicas, que achei ótimas para uma Aprendiza na Cozinha, como eu! (hehehehe...). Algumas recomendações eu já conhecia, e pratico, como a que se refere à cozedura de massas. Outras, foram novidade para mim.
Partilho convosco. Para aceder ao artigo, basta clicar sobre a imagem.

Fonte da imagem