terça-feira, 22 de março de 2016

Croissant mini com chocolate




A proposta de hoje são mini croissants com chocolate. Bem fáceis e rápidos de fazer para o lanche da pequenada. Já mostrei AQUI a versão salgada, recheados com salsicha. Hoje partilho convosco a versão doce.

Estes exemplares foram confecionados num dia em que tinha a minha sobrinha comigo, estava quase na hora do lanche e faltava um miminho doce. Com um rolo de massa folhada e uns quadradinhos de chocolate, num ápice o problema foi resolvido! 

São tão fáceis que a princesa também ajudou: colocou os pedaços de chocolate e moldou alguns croissants.


Ingredientes:

1 placa redonda de massa folhada fresca
chocolate em barra partido em pedaços
1 gema de ovo para pincelar


Preparação:

Estender o rolo da massa folhada e cortar em 16 partes como mostrei AQUI.
Colocar em cada 1/16 de massa um pedaço de chocolate e enrolar, desde a extremidade até ao bico, para formar o croissant.


Colocar os mini croissants num tabuleiro forrado com o papel de forno que já vem com a massa e pincelar cada unidade com uma gema de ovo batida.

Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante o tempo necessário para cozer e dourar. Os tempos de cozedura e a temperatura vêm nas indicações de confeção da embalagem. Eu costumo seguir mais ou menos essas orientações, mas vou vigiando e adapto, de acordo com as caracterísitcas do meu forno.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Bolo de chocolate no microondas


Hoje foi dia de experimentar algo novo na minha cozinha: fazer um bolo no microondas! :)

Tenho algumas receitas do famoso "bolo de caneca", mas nunca tinha experimentado fazer cá em casa. Pois foi desta! Não foi na caneca, mas numa forma de bolo para microondas. Também não segui nenhuma das receitas do meu livro. Num "zapping" pela Net encontrei uma proposta que me agradou e foi essa receita que usei para a minha primeira experiência de bolo no microondas.

A receita original foi preparada num recipiente Tupperware da linha microcook, que adorava ter, mas os preços destas peças são bastante elevados e ando à espera que, numa das promoções que a marca promove com regularidade, estes artigos fiquem mais acessíveis (espero que isso aconteça, porque gostava mesmo de poder adquirir alguns itens... :/). Entretanto, confecionei o dito bolo e adaptei, socorrendo-me dos acessórios que tenho em casa: uma taça pyrex, um batedor de varas e uma forma de bolos em plástico, apta para microondas.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
150g de chocolate em barra
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Preparação:

Derreter o chocolate no microondas: colocar a manteiga num recipiente adequado para microondas (eu usei uma taça de vidro) e colocar por cima o chocolate partido em pedaços; levar ao microondas durante 1 minuto. Retirar e mexer. Levar novamente ao microondas por mais 1 minuto. Retirar e mexer até ficar homogéneo.
Adicionar o leite e misturar bem. Juntar os ovos, o óleo e o açúcar, mexendo para misturar bem os ingredientes.
Acrescentar a farinha e o fermento e misturar bem até obter uma massa consistente.
Levar ao microondas para cozer, em potência alta, durante 13 a 15 minutos (dependerá das características de cada aparelho).
Desenformar e servir.


NOTA: O bolo não fica muito doce. Para mim está bem assim, mas o meu filho, que é extremamente guloso, apontou-lhe esse "defeito"... A solução será aumentar a quantidade de açúcar, adaptando ao gosto pessoal. 

segunda-feira, 7 de março de 2016

Medalhões de pescada corados com manjericão


Ingredientes:

medalhões de pescada ultra-congelados
limão
alho
sal
cebola
azeite
manjericão fesco
farinha de milho
batatas duchesse

Preparação: 

Temperar os medalhões de pescada com sal, alho, limão e duas folhas de manjericão fresco. Deixar marinar durante cerca de 30 minutos.

Retirar os medalhões da marinada e passá-los por farinha de milho.

Aquecer um pouco de azeite num tacho (basta cobrir o fundo e pouco mais) . Adicionar manjericão fresco picado (q.b.) e dourar os medalhões.




Alourar algumas rodelas de cebola em azeite e alho. Deitar por cima dos medalhões.

Servi com batata duchesse cozinhada no tabuleiro da Actifry 2 em 1.



domingo, 6 de março de 2016

Bolo de chocolate



Bolo de chocolate: como resisitir-lhe? É um clássico, pelo menos para quem adora chocolate (e como é possível não gostar de chocolate?!?...).

Cá em casa todos gostamos (demasiado!... ) de chocolate. Em barra, para trincar, em mousse ou noutra qualquer sobremesa, em bolo... marcha tudo! E de tal forma, que, como ilustra a foto, a impaciência não deixa sequer o bolo arrefecer o recomendável. O guloso-mor cá de casa chegou primeiro que a máquina fotográfica e... ups!... já não deu para captar a imagem do dito cujo inteiro. :(





Entre as várias receitas de bolo de chocolate que "habitam" no meu caderninho, esta que hoje aqui vos trago é a que mais vezes faço, pois é bom e sai sempre bem. É uma daquelas receitas infalíveis do espólio culinário da minha mãe. ;)

A receita permite algumas variações, o que o torna um bolo bastante versátil. Cozido em tabuleiro retangular e depois cortado em quadrados embrulhados em açúcar, assume a sua versão mais prática, podendo ser guardado numa caixa hermética e degustado ao longo da semana. Cozido em forma redonda e recheado ou coberto com ovos moles é uma ótima base para um delicioso bolo de aniversário. Já experimentei ambas. Hoje resolvi estrear uma forma nova, que comprei há tempos no LIDL para lhe dar um aspeto diferente.





Tem um feitio tão interessante que o bolo já sai enfeitado! 

Bom, aí vai a receita!

Ingredientes: 

250 g de açúcar
100 g de chocolate em pó
150 g de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 ml de leite
100 g de manteiga
4 ovos

Preparação:

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme muito grosso.
Juntar a manteiga derretida, o chocolate e o leite. Bater novamente.
Adicionar, por fim, a farinha, na qual se misturou o fermento. Bater bem o preparado.

Deitar a massa numa forma untada e levar a cozer ao forno pré-aquecido a 200 ºC, reduzindo, depois, para 180 ºC, durante cerca de 40 minutos. (a temperatura e o tempo de cocção dependem das características do forno). Decorrido o tempo necessário, fazer o teste do palito e assim que este sair seco, retirar o bolo do forno. Deixar arrefecer e desenformar.

Apesar de a forma que usei dar já, por si só, enfeite ao bolo, deu-me ainda para fantasiar um pouco. Ao olhar para ele, já no prato, veio-me à memória a encosta da Estrela coberta de branco que na semana passada se avistava cá de baixo, da cidade. Vai daí, decidi salpicá-lo de açúcar baunilhado, assim só para dar um arzinho de inverno... :)