terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Empada de atum

Há receitas simples e rápidas que se revelam a solução ideal para quando temos de em pouco tempo preparar um petisco ou uma refeição mais ligeira. É o caso desta empada de atum. O trabalho foi mínimo. O resultado revelou-se bastante agradável. Os ingredientes que coloquei no recheio desta empada foram os que tinha disponíveis no dia em que a confecionei. A receita é tão simples que permite imensas variações, dependendo dos gostos dos comensais e do que estiver disponível na despensa e frigorífico. Por exemplo, uns cogumelos, delícias do mar, camarões salteados serão também ótimas opções para esta empada.

Ingredientes:

2 placas de massa de pizza (usei as retangulares do LIDL)
2 ovos
3 latas de atum
12 pepinos em conserva (pickles)
azeitona preta em rodelas
orégaos
4 folhas de manjericão fresco

Preparação:

Cozer os ovos. Depois de cozidos, descascar e cortar em pedaços pequenos. Reservar.
Cortar em rodelas os pepinos em conserva.
Abrir as latas de atum e escorrer o óleo. Colocar o atum num recipiente que permita desfazê-lo ligeiramente com um garfo.
Lavar e enxugar as folhas de manjericão.
Pincelar com azeite um tabuleiro de forno. Forrar o tabuleiro com uma das placas de massa e pincelar a sua superfície com azeite. Espalhar por cima da massa pincelada o atum desfeito, as azeitonas, os pepinos em rodelas e os ovos cortados em pedaços miúdos. Temperar com orégãos secos. Colocar por cima as folhas de manjericão fresco e cobrir com a outra placa de massa, fechando nos bordos. Pincelar com azeite e levar ao forno pré-aquecido, para cozera massa.

No meu caso, e como se destinava a uma refeição ligeira, servi com uma salada temperada com um fio de azeite e vinagre balsâmico.

Sem comentários:

Enviar um comentário