A proposta de hoje vai para o tradicional, mas bem conveniente em dias de calor, pois a receita é prática e rápida, não exigindo muito tempo na cozinha. É também uma proposta boa para levar para fora de casa, pois sendo um bolo seco não há o risco de se estragar e também se torna menos "pesado" para a barriguinha...😋 O forno terá de estar ligado durante algum tempo, é certo, 😓 mas para fazer bolos miúdos não há volta a dar! De qualquer modo, o tempo de preparação da massa é breve, o que já compensa. Se se usar um robô de cozinha, tanto melhor, pois os ingredientes podem ir todos de uma só vez e é muito mais rápido. Aciona-se a máquina e o trabalho difícil não fica por nossa conta (esta Aprendiza... está sempre à procura do mais facilitador... hehehe...😊). Foi o que eu fiz quando preparei esta receita: a minha querida Mycook fez o trabalho por mim! Coloquei todos os ingredientes no copo, à exceção da farinha e liguei-os durante 30 seg / velocidade 4/5/6. Depois coloquei a farinha com o fermento e programei a função "amassar" e... voilá! Massa pronta num piscar de olhos!
Hoje, por aqui, deixo-vos o modo de preparação tradicional. Quem, como eu, for fã de máquinas e quiser rentabilizar o seu tempo para as outras coisas boas da vida, é só adaptar a receita ao aparelho que tiver em casa.
Ingredientes:
3 ovos
250 g de açúcar
150 ml de leite
100 g de manteiga
500 g de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Preparação:
Colocar numa taça o leite, o açúcar, os ovos e a manteiga e bater muito bem.
Aos poucos, juntar a farinha, na qual se misturou o fermento, e amassar (com as mãos ou com a batedeira, numa velocidade mais reduzida).
Com a ajuda de uma colher de sopa, colocar montinhos de massa num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha ou simplesmente forrado com papel vegetal (foi a minha opção). Povilhar cada bolinho com um pouco de açúcar granulado e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º C, até dourarem.