domingo, 10 de julho de 2016

Compota de maçã - Mycook



Adoro o verão! O sol, os dias bonitos e longos... E as frutas? Loucura!!! Delícia!!! Pêssegos, alperces, morangos, cerejas, uvas... Adoro! Nesta época aproveito para me deliciar. Apesar de agora já podermos comer praticamente todos os frutos durante todo o ano, fora da época não são a mesma coisa: o paladar, a textura... sei lá...! Não me sabem como agora e pronto! Por isso mesmo, nesta altura maçã é um fruto que raramente vem para a fruteira cá de casa. Contudo, há dias, durante as compras, vi maçã bastante barata e achei que era a altura ideal para fazer uns frasquinhos de compota de maçã. É ótima para comer no pão, mas fica igualmente bem para uma tarte de maçã rápida.

Embora costume fazer as minhas compotas no fogão, numa enorme panela (costumo fazer grandes quantidades), desta vez optei por usar a Mycook, pois a quantidade era reduzida e com este calor nem pensar estar de volta do fogão mexendo e vigiando até atingir o ponto ideal. 

Na verdade as máquinas na cozinha são uma ajuda enorme! Preparação rápida e muito mais descansada. I just love it! 

Num instante fiquei com compota para o lanche!


Ingredientes:

780 g de maçã (já limpa de casca, caroços e sementes)
480 g de açúcar
1 limão (sumo)
1 pau de canela

Preparação:

Lavar e descascar as maçãs. Retirar os caroços e cortar em pequenos cubos.

Colocar a maçã, o açúcar e o sumo de limão no copo da Mycook e triturar durante  30 seg/  vel. 5-7-10.

Adicionar o pau de canela e programar 15 min/ 100º C/ vel. 3.

Retirar o copinho medida e colocar por cima da tampa o cesto de cozer a vapor, invertido. Programar mais 15 min/ 120º C/ vel. 3

Retirar o pau de canela e deitar o doce, bem quente, em frascos previamente esterilizados, tapar e deixar arrefecer com a tampa para baixo, para criar vácuo.





sábado, 9 de julho de 2016

Mousse de maracujá - Mycook


A proposta de hoje será pouco recomendável para quem quer manter a linha para exibir o biquini na praia... (hehehe...). É uma bomba calórica, mas é uma verdadeira delícia! Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. Redimimo-nos, depois, com uma longa caminhada ou umas idas extra ao ginásio.

Bem, dias não são dias e, como dizia a pediatra do meu filho, a propósito de dar doces às crianças: "Mãe: a vida não é só a preto e branco!..."

Então 'bora lá preparar este manjar dos deuses. Super rápido e super fácil!

Ingredientes:

1 lata de polpa de maracujá com sementes
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas


Preparação:

Colocar todos os ingredientes no jarro da Mycook e programar 3 min/ vel. 6.

Deitar em taças individuais e levar ao frigorífico durante algumas horas.

Servir fresca.


Rendeu estas cinco taças.


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Atum à minha moda

Há produtos que, por regra, nunca faltam na minha despensa. Entre os enlatados, o atum e cogumelos costumam estar sempre em stock . O atum, pela sua versatilidade e os cogumelos, porque gosto bastante de os adicionar a diversas receitas. 

A sugestão que vos trago hoje é um prato bastante simples e económico, que costumo fazer com frequência cá em casa, pois é muito apreciado. Para além disso, é muito rápido de confecionar, pelo que muitas vezes é a solução de recurso para aqueles dias em que chego a casa mais tarde e não há tempo para descongelar ingredientes.



Ingredientes:

2 latas de atum
1 lata de cogumelos
1/2 lata de tomate pelado (ou 2 tomates naturais sem pele)
1 cebola
1 dente de alho
azeite
8 palitos de delícias do mar
azeitonas às rodelas
orégãos



Preparação:

Picar a cebola, o alho e cortar as delícias do mar em pedaços. Retirar o atum das latas, colocá-lo num recipiente e desfazer com um garfo.

Aquecer o azeite no Wok com o dente de alho picado. Quando o alho começar a "estalar", juntar a cebola e deixá-la cozinhar até ficar translúcida. 

Adicionar o tomate pelado e os orégãos e deixar cozinhar por breves minutos.

Juntar os cogumelos e saltear um pouco. Por fim, acrescentar o atum, as delícias do mar e as azeitonas. Mexer, para incorporar bem todos os ingredientes.





Costumo servir com massa fusili cozida em água temperada de sal e um fio de azeite.