Adoro o verão! O sol, os dias bonitos e longos... E as frutas? Loucura!!! Delícia!!! Pêssegos, alperces, morangos, cerejas, uvas... Adoro! Nesta época aproveito para me deliciar. Apesar de agora já podermos comer praticamente todos os frutos durante todo o ano, fora da época não são a mesma coisa: o paladar, a textura... sei lá...! Não me sabem como agora e pronto! Por isso mesmo, nesta altura maçã é um fruto que raramente vem para a fruteira cá de casa. Contudo, há dias, durante as compras, vi maçã bastante barata e achei que era a altura ideal para fazer uns frasquinhos de compota de maçã. É ótima para comer no pão, mas fica igualmente bem para uma tarte de maçã rápida.
Embora costume fazer as minhas compotas no fogão, numa enorme panela (costumo fazer grandes quantidades), desta vez optei por usar a Mycook, pois a quantidade era reduzida e com este calor nem pensar estar de volta do fogão mexendo e vigiando até atingir o ponto ideal.
Na verdade as máquinas na cozinha são uma ajuda enorme! Preparação rápida e muito mais descansada. I just love it!
Num instante fiquei com compota para o lanche!
Ingredientes:
780 g de maçã (já limpa de casca, caroços e sementes)
480 g de açúcar
1 limão (sumo)
1 pau de canela
Preparação:
Lavar e descascar as maçãs. Retirar os caroços e cortar em pequenos cubos.
Colocar a maçã, o açúcar e o sumo de limão no copo da Mycook e triturar durante 30 seg/ vel. 5-7-10.
Adicionar o pau de canela e programar 15 min/ 100º C/ vel. 3.
Retirar o copinho medida e colocar por cima da tampa o cesto de cozer a vapor, invertido. Programar mais 15 min/ 120º C/ vel. 3
Retirar o pau de canela e deitar o doce, bem quente, em frascos previamente esterilizados, tapar e deixar arrefecer com a tampa para baixo, para criar vácuo.