Outono é a época das compotas.
Eu prefiro sempre confecionar as que se consomem cá em casa. Mais saudáveis e livres de conservantes artificiais, para lá de bem mais económicas!
Hoje foi dia de fazer a marmelada.
Como fazer? Muito simples!
Ingredientes:
| Marmelos
| Açúcar (coloco 1 Kg de açúcar para cada quilo de puré de marmelo)
| Água (coloco 500 ml de água para cada quilo de puré de marmelo)
Preparação:
1. Lavar muito bem os marmelos.
2. Colocar numa panela e adicionar água até cobrir os marmelos.
3. Levar ao lume para cozerem.
4. Depois de cozidos, retirar para um recipiente (usar uma espumadeira) e deixar arrefecer.
5. Descascar os marmelos cozidos e cortar em pedaços.
6. Reduzir o marmelo a puré. Pode usar-se um passe-vite (manual ou elétrico), mas eu simplifico sempre este processo, usando a minha Mycook (a minha ajudante na cozinha!). Num instante e sem esforço consigo uma massa bem homogénea.
7. Pesar o puré de marmelo para calcular as quantidades de açúcar e de água.
8. Preparar a calda de açúcar: colocar o açúcar e a água numa panela e levar ao lume, deixando ferver até atingir ponto pérola. Durante este processo devemos ir vigiando e verificando o ponto, com a ajuda de uma colher de pau. Quando a calda formar gotas semi-firmes (as chamadas "pérolas"), escorrendo da colher de pau em "cabelo" retirar do lume e adicionar, aos poucos, o puré de marmelo, mexendo para misturar os dois preparados (a calda de açúcar e o puré de marmelo).
9. Deitar a marmelada nos recipientes e deixar ao ar, para secar.
Nota: As cascas e os caroços dos marmelos aproveitam-se para fazer a geleia de marmelo. Nesse caso, deverá também reservar-se a água da cozedura dos marmelos.
Este ano rejeitei as cascas e os caroços. Não vou fazer geleia, porque na despensa ainda há alguns frascos da que fiz o ano passado e tem de ser consumida.
Num próximo post explicarei como costumo fazer a geleia.
Doces poupanças!